Comentário

O Brasil que vemos na TV e o Brasil que vivemos! Por: Thames Vieira

Carta

Greve do transporte público em Itabuna. Por: Kéven Carvalho

Caricatura e formas conexas

Humor em traços. / Por: João Paulo

Crônica

A inocência perdida. / Por: Victor Samuel

Artigo

A Bahia de Todas as Greves. / Por: Gabriel Almeida

Coluna

Agora vai ou vai Flamengo. / Por: Roseli Félix

Editorial

A situação da educação na Bahia. / Por: Islania Ribeiro

07/06/2012

A situação da educação na Bahia

Por: Islania Ribeiro / Autora da seção de editoriais do blog. Contato: Facebook (clique aqui)

Editorial:

Há 58 dias mais de  um milhão de alunos de toda a Bahia estão sem aulas, por conta de uma paralisação decorrentes dos professores reivindicando reajuste salarial.Os profissionais da educação da Bahia pedem reajuste para todos os níveis da categoria. O governo, no entanto, afirma que irá seguir o projeto que enviou e foi aprovado pela Assembleia Legislativa: reajuste de 6,5% para todos os professores (assim como para os servidores estaduais) e 22% apenas para aqueles que dão aulas no ensino médio. A greve já foi considerada ilegal pela Justiça e o ponto dos grevistas foi cortado. Por não haver um acordo entre os professores e o governador Jacks Wagner até o atual momento a greve continua.
Sabemos que a educação pública no Brasil encontra em estado de precariedade, como se já não fosse o bastante, os alunos- principalmente os que prestarão vestibular ou irão fazer o ENEM- ficarão com um enorme prejuízo em relação ao aprendizado.
Porém, somos obrigados a concordar com os professores ao tomar tal atitude, uma vez que os mesmos não recebem devido reconhecimento por exercer um cargo tão importante que é o de educar e qualificar futuros profissionais.
A profissão mais importante que existe é a de um educador, pois um médico para ser médico antes teve que ser aluno, assim como todos os demais profissionais de educação, que antes de serem o que são hoje passaram por um professor.


Agora ou vai ou vai Flamengo

Coluna:

    Amigos flamenguistas o que está acontecendo com o nosso time?

  Foram apenas três jogos e nosso rubro-negro não está nada bem na competição. Temos tudo para conquistar esse título do campeonato Brasileiro, mas a situação do time está desestruturada, os jogadores não estão bem posicionados. Um time tão cheio de “estrelas” está abalado com a crise que se passa fora e dentro do campo. A saída do experiente, Ronaldinho Gaúcho, abalou os torcedores, o clube e a frustração foi ainda maior com a atitude dele de por o clube na justiça, pedindo 40 milhões de reais pelos seus direitos. Mesmo com tudo isso, o Flamengo está procurando forças para reagir na competição, os jogadores estão à procura de motivação para reagirem, mas isso só será possível após a “poeira abaixar” no CT do Clube.
   A presidente Patrícia Amorim, não está sabendo conduzir o time, as críticas em relação ao mandato dela são diversas, fazendo com que a “imagem” do clube de maior torcida do Brasil, fique complicada ainda mais. O que acontece com o futebol dos jogadores não é culpa total só da mandatária, mas sim da pressão psicológica que eles vêm sofrendo durante esses últimos meses, causando grandes consequências para os resultados do time.
  Com a chegada dos novos reforços, o que se espera é a modificação no esquema tático do time, mas com o pontapé inicial do técnico Joel Santana, pois a situação dele na permanência no clube é delicada e a torcida tá na bronca.

06/06/2012

A Bahia de Todas as Greves

Artigo:

Nos últimos meses perduram na Bahia uma série de greves , principalmente entres os servidores estaduais . Começou com a greve dos professores de universidades estaduais , a greve que durou aproximadamente três meses em que atrapalhou e muito o ano letivo dos estudantes. Depois veio a greve dos policiais militares , que mexeu com as estruturas do estado , causando pânico na população ,colocando em risco ate a realização do carnaval. E agora nos deparamos com mais uma greve , a dos professores da rede estadual de ensino , e o governador da Bahia Jaques Wagner não muda seu discurso de que não negocia com grevista.
Vamos entender um pouco dessa greve. Em novembro do ano passado foi assinado um acordo em que o governo se comprometeu a pagar o reajuste do piso salarial nacional que foi de 22,2% , só que o governo não cumpriu esse acordo alegando que não tinha verba e então os professores decidiram entrar em greve , esta que esta perto de completar dois meses e sem previsão de término já que o governador diz que não negocia com grevistas e manda circular pela mídia propagandas dizendo que a greve não tem motivo e que os professores da Bahia tem um dos melhores salários do Brasil.
É um absurdo ainda ocorrer esse tipo de coisa , num país como o nosso onde ainda existe um grande índice de analfabetismo , os professores não serem valorizados pelo seu trabalho, não apenas com um salário digno , mas também com condições adequadas de trabalho, o governador diz que não tem verba e é verdade pois estão sendo investido bilhões em estádios pra Copa muitos deles que serão usados apenas durante o evento e depois se tornarão “elefantes brancos” e as escolas? E os hospitais?. É muito fácil injetar dinheiro em algo que durará um mês pra mostrar ao mundo uma coisa ,sendo que nossa realidade é outra.
Esta greve não dá sinal que será resolvida de forma rápida, que mesmo com o corte de salários e benefícios os professores estão resistindo-a , lutando pelos seus direitos e esperando que o estado cumpra o acordo e torcemos para isso , afinal muitos alunos estão sendo mais prejudicados nisso, este ensino que as vezes deixa a desejar e ainda com uma greve dessas . Cabe o estado cumprir o que foi prometido e parar de brincar com os profissionais da educação , porque sem educação um país não é nada , mas ainda conseguimos sobreviver com o pouco que temos.


Gabriel Almeida

04/06/2012

A inocência perdida

Crônica:


Um dia desses acordei desesperado, estava atrasado para o trabalho,nas ruas vazias do amanhecer um pouco de orvalho,com certa pressa,observei alguns miseráveis debaixo das marquises se protegendo do frio e como em outras vezes,pensei naquela triste situação e em como outras vezes, não fiz nada,apenas seguir meu caminho apressado ,que pena que eu não sou criança.

No trabalho a “correria’’,as preocupações de sempre e a rotina exaustiva me cansavam á cada minuto que passava.

Mais uma vez apressado, “peguei” meu caminho de volta para casa e mais uma vez observei outros miseráveis, agora crianças vestidas, ou quase isso,pediam de porta em porta, um alimento,uma moeda, um sorriso que fosse.com sorte e a bondade de alguns homens receberam algumas “migalhas”mas com a maldade e o ódio também dos homens eram renegados e humilhados não como animais mas como algo de tipo pior.

Com a sorte, vontade de melhorar de vida e muito cansaço,vou seguindo minha rotina,indo de encontro ao conhecimento, no ônibus com o privilégio de encontrar um lugar para sentar começo a ler,logo uma mulher de meia idade com seu filho senta-se ao meu lado um simples e grandioso boa noite “quebra o gelo” .

A criança curiosa queria olhar a rua pela janela a mãe logo reprime evitando que atrapalhasse meu estudo. Olhando o sorriso e os olhos brilhantes de inocência daquela criança fiz questão de limpar o vidro embaçado para que aquele garotinho pudesse ver.

Logo o garoto se cansa,na simplicidade e inocência,adormece no colo da mãe,espero que tenha sonhado, no sonho,uma vida digna,sem sofrimento,sem exploração infantil,sem fome,sem miséria,sem drogas,sem violência,com muita brincadeira, educação,respeito e um mundo onde a inocência de uma criança e o brilho de seus olhos continuassem vigorante.

Talvez o sonho desta criança foi de estar em um mundo de doces e brincadeiras e neste, um sonho bem grande e bem recheado com goiabada ,pudesse ser repartido com seus amiguinhos,com sorte,esta criança inocente crescerá e se tornará uma pessoa de bondade que pensa no seu próximo,ou melhor não só pensa mas se mobiliza perante a sociedade mesmo com sua rotina exaustiva e diversos motivos para não fazer nada .

Victor Viana

Humor em Traços

Charge
Elize Matsunaga e suas ideias...


Caricaturas
Beleza natural...


                                                   Caricatura da apresentadora Eliana

Cartum (Cartoon)
As dúvidas da sociedade contemporânea...


Comics
Muito inteligente...

             
(clique na imagem para ampliar)

03/06/2012

Greve do transporte público em Itabuna

Por: Kéven Carvalho / Autor da seção de cartas do blog. Contato: Facebook (clique aqui)

Carta:


Prezado senhores,

Pude observar nas ultimas semanas, o absurdo da greve do transporte urbano da cidade da região do sul da Bahia, Itabuna, onde categoria não aceita o reajuste de 7,5% oferecido pelos empresários e os rodoviários pedem reajuste salarial de 16,5%.  Além disso um possível reajuste na passagem, que já não é barata, também vem sendo discutido.
Resultado. Ponto de ônibus cheios e nenhum ônibus passando, transportes alternativos cobrando absurdos e uma revolta das pessoas que dependem do transporte público para se dirigir ao trabalho, escola, residência etc. 
Na ultima sexta feira (01/06), foi realizado um protesto da categoria dos transportes públicos, no centro comercial da cidade, umas das principais rotas da cidade e circunvizinhas, onde atravessaram dois ônibus, na pista, o que impedia que as pessoas transitassem no local. Isso causou um grande engarrafamento e um transtorno para quem queria chegar em casa, ou até mesmo quem estava indo para a faculdade naquele horário.
E em relação as instituições de ensino superior, elas tiveram que ser orientadas a não computar falta, nem passar atividades avaliativas gerais, para não prejudicar ainda mais as pessoas que dependem do transporte público para chegar nessas localidades. O que acaba atrasando o cronograma da instituição, ainda mais nessa época de final de semestre.
Pedimos para as autoridades responsáveis, que tenham um bom senso e que entrem em acordo o quanto antes. Necessitamos do transporte, e esse greve está causando grande transtorno para vários setores da cidade e nem todos tem condições de pagar um transporte alternativo, que principalmente cobram absurdos, nessas épocas. 

Atenciosamente,
Kéven Carvalho
Assinatura


02/06/2012

O Brasil que vemos na TV e o Brasil que vivemos

Por: Thames Vieira / Autor da seção de comentários do blog. Contato: Facebook (clique aqui)

Comentário:


“Moro num país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza...”. Assim como trechos de músicas como a de Jorge Bem e a TV, ambos retratam um país dos sonhos de qualquer cidadão, um país com riquezas naturais, povo alegre e festeiro. Mas as vezes quando a mídia brasileira resolve falar sobre algo que chocou a população, dá uma impressão que o povo e a televisão brasileira passa por uma crise de inteligência e criatividade, parece que falta assunto.
A mídia escolhe um fato marcante e fica repetindo o tempo inteiro afim de comover a nação, não importa se a causa atinge a todos. Muitas vezes não há um debate de ampliação do assunto e sim a repetição de detalhes do acontecido.
E se ao invés de reprisar os detalhes, fizesse uma pesquisa mais ampla sobre o acarretamento do próprio acontecimento ou semelhantes? Por exemplo: se ao invés de repetir os detalhes de um crime que chocou a população, falássemos da lentidão da justiça? De quantidade de crimes que são praticados numa cidade grande? De quantas pessoas são realmente julgadas e condenadas num determinado tempo? De quantas pessoas estão superlotando um presídio? E quando será discutidas as leis nas quais muitas são bem ultrapassadas?
Acredito que o grande mobilizador de um país mais justo e progressista é o povo. A população é responsável pelo que o país é, pois as pessoas precisam ter uma mente aberta, procurar conhecer a verdade que muitas vezes é distorcida ou ocultada pela mídia, procurar saber do que tem direito e do seu poder de transformação. Então cabe a nós nos unirmos para um Brasil melhor, e não só nos reunirmos numa copa do mundo e colocar a mão no peito e ter orgulho de ser brasileiro somente no futebol.

Por: Thames Vieira