06/06/2012

A Bahia de Todas as Greves

Artigo:


Nos últimos meses perduram na Bahia uma série de greves , principalmente entres os servidores estaduais . Começou com a greve dos professores de universidades estaduais , a greve que durou aproximadamente três meses em que atrapalhou e muito o ano letivo dos estudantes. Depois veio a greve dos policiais militares , que mexeu com as estruturas do estado , causando pânico na população ,colocando em risco ate a realização do carnaval. E agora nos deparamos com mais uma greve , a dos professores da rede estadual de ensino , e o governador da Bahia Jaques Wagner não muda seu discurso de que não negocia com grevista.
Vamos entender um pouco dessa greve. Em novembro do ano passado foi assinado um acordo em que o governo se comprometeu a pagar o reajuste do piso salarial nacional que foi de 22,2% , só que o governo não cumpriu esse acordo alegando que não tinha verba e então os professores decidiram entrar em greve , esta que esta perto de completar dois meses e sem previsão de término já que o governador diz que não negocia com grevistas e manda circular pela mídia propagandas dizendo que a greve não tem motivo e que os professores da Bahia tem um dos melhores salários do Brasil.
É um absurdo ainda ocorrer esse tipo de coisa , num país como o nosso onde ainda existe um grande índice de analfabetismo , os professores não serem valorizados pelo seu trabalho, não apenas com um salário digno , mas também com condições adequadas de trabalho, o governador diz que não tem verba e é verdade pois estão sendo investido bilhões em estádios pra Copa muitos deles que serão usados apenas durante o evento e depois se tornarão “elefantes brancos” e as escolas? E os hospitais?. É muito fácil injetar dinheiro em algo que durará um mês pra mostrar ao mundo uma coisa ,sendo que nossa realidade é outra.
Esta greve não dá sinal que será resolvida de forma rápida, que mesmo com o corte de salários e benefícios os professores estão resistindo-a , lutando pelos seus direitos e esperando que o estado cumpra o acordo e torcemos para isso , afinal muitos alunos estão sendo mais prejudicados nisso, este ensino que as vezes deixa a desejar e ainda com uma greve dessas . Cabe o estado cumprir o que foi prometido e parar de brincar com os profissionais da educação , porque sem educação um país não é nada , mas ainda conseguimos sobreviver com o pouco que temos.


Gabriel Almeida

0 comentários:

Postar um comentário