Comentário:
“Moro num país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza...”. Assim como trechos de músicas como a de Jorge Bem e a TV, ambos retratam um país dos sonhos de qualquer cidadão, um país com riquezas naturais, povo alegre e festeiro. Mas as vezes quando a mídia brasileira resolve falar sobre algo que chocou a população, dá uma impressão que o povo e a televisão brasileira passa por uma crise de inteligência e criatividade, parece que falta assunto.
A mídia escolhe um fato marcante e fica repetindo o tempo inteiro afim de comover a nação, não importa se a causa atinge a todos. Muitas vezes não há um debate de ampliação do assunto e sim a repetição de detalhes do acontecido.
E se ao invés de reprisar os detalhes, fizesse uma pesquisa mais ampla sobre o acarretamento do próprio acontecimento ou semelhantes? Por exemplo: se ao invés de repetir os detalhes de um crime que chocou a população, falássemos da lentidão da justiça? De quantidade de crimes que são praticados numa cidade grande? De quantas pessoas são realmente julgadas e condenadas num determinado tempo? De quantas pessoas estão superlotando um presídio? E quando será discutidas as leis nas quais muitas são bem ultrapassadas?
Acredito que o grande mobilizador de um país mais justo e progressista é o povo. A população é responsável pelo que o país é, pois as pessoas precisam ter uma mente aberta, procurar conhecer a verdade que muitas vezes é distorcida ou ocultada pela mídia, procurar saber do que tem direito e do seu poder de transformação. Então cabe a nós nos unirmos para um Brasil melhor, e não só nos reunirmos numa copa do mundo e colocar a mão no peito e ter orgulho de ser brasileiro somente no futebol.
Por: Thames Vieira
0 comentários:
Postar um comentário